miércoles, 9 de abril de 2008

Revoada da paz marca ato do Brasil contra invasão colombiana

Revoada da paz marca ato do Brasil contra invasão colombiana
Por Carla Santos*
O ato simbólico denunciou as agressões à América Latina bancadas pelos EUA e levadas a cabo pelo presidente colombiano, Álvaro Uribe Vélez, no massacre ocorrido no dia 1º de março que vitimou, entre outros guerrilheiros, o porta-voz internacional e número dois das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), Raúl Reyes, em solo equatoriano.
A ação do governo colombiano ocorreu num momento em que as Farc negociavam a libertação de reféns e uma saída humanitária para o conflito que se arrasta há anos no país.
''Foi um ato importante por ter sido um momento em que várias organizações puderam expressar a sua solidariedade com os povos do Equador e da Colômbia. As entidades também demonstraram que não tolerarão qualquer intervenção dos EUA para desestabilizar o continente'', disse Rubens Diniz, diretor do cebrapaz.
A atividade desta manhã faz parte da Jornada Latino Americana de Solidariedade ao Povo Colombiano e da mobilização brasileira à Conferência Mundial da Paz, que acontece de 8 a 13 de abril, em Caracas, na Venezuela. Manifestações também ocorreram no Equador e na Colômbia
Além do ato em São Paulo, no Rio de Janeiro as entidades entregaram, nesta quinta, ao Consulado da Colômbia, uma nota de repúdio a invasão colombiana ao Equador.
Solidariedade
''Queremos conscientizar a população brasileira da importância de prestar solidariedade ao povo do Equador e da Colômbia - que enfrenta essa guerra infinita'', falou Ticiana Alvaréz, da União da Juventude Socialista (UJS), uma das entidades presentes ao ato desta quinta em São Paulo.
Na quarta-feira (5), o Cebrapaz e a CMS realizaram um debate em Belo Horizonte (MG), para debater a situação política Latino Americana. Nesta quinta, à tarde, a Câmara de Vereadores de São Paulo é o cenário do mesmo debate, e na sexta-feira (7) é Manaus (AM) quem sediará mais uma ação do movimento brasileiro de solidariedade.
''Todas as iniciativas visam a construção de uma grande e preparada delegação do Brasil à Conferência Mundial da Paz. Vivemos um momento muito rico em nosso continente e os brasileiros tem papel destacado a cumprir na luta em defesa da paz e na promoção à solidariedade aos povos da Colômbia e do Equador'', concluiu Rubens.
Além do Cebrapaz e da UJS, também participaram do ato desta quinta em São Paulo a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), união Brasileira de Mulheres (UBM), Movimento Paulista de Solidariedade à Cuba (MPSC), entre outras.
Veja abaixo a galeria de imagem do evento.
www.redportiamerica.com
Fotos: Nadini Lopes

No hay comentarios: